Prefeitura de Socorro confirmou ontem (13) dois casos de febre amarela na zona rural do município: um em um macaco-prego e outro em um homem de 27 anos, morador da capital paulista, que esteve na cidade recentemente.
O macaco foi encontrado na zona rural e, após ser levado a um veterinário, não resistiu. A Prefeitura realizou os procedimentos necessários, incluindo necropsia e envio de amostras para análise em institutos de referência, que confirmaram a presença do vírus da febre amarela.
O paciente humano, por sua vez, esteve hospedado em uma chácara na zona rural de Socorro entre os dias 28 e 30 de dezembro e não possui histórico de vacinação contra a febre amarela. Ele permanece internado, e a notificação do caso foi realizada na tarde de hoje.
Hoje (14), a Vigilância de Endemias da Secretaria Estadual de Saúde fará uma busca ativa na região onde ele esteve hospedado, adotando todas as medidas preventivas.
Diante dessas confirmações, a Prefeitura intensificou a campanha de vacinação contra a febre amarela, reforçando a importância de que todos estejam imunizados. Além disso, equipes estão promovendo ações de combate ao mosquito transmissor e orientando a população sobre a eliminação de criadouros.
Os moradores devem procurar a unidade de saúde mais próxima, com a carteira de vacinação, para verificar a necessidade de imunização.
Atenção: Os macacos não transmitem a febre amarela. Eles são aliados no monitoramento da doença. Respeite e proteja a fauna local.
Vacine-se! A imunização é segura, gratuita e a melhor forma de proteger sua saúde e de sua família.
SAIBA QUANDO E ONDE SE VACINAR:
• LOCAL: Todas as Unidades de Saúde de Socorro
• DIAS: De segunda a sexta
Procure a unidade de saúde mais próxima e lembre-se de levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto.