Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O prefeito eleito de Socorro, Mauricio, esteve ontem (29) no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, para tratar de uma das questões mais urgentes enfrentadas pelo município: a falta de abastecimento de água, que tem afetado diversos bairros de Socorro nos últimos dias devido a problemas na estação de tratamento de água (ETA) operada pela Sabesp. Em reunião com o Assessor Especial de Atendimento aos Municípios, Carlos Takahashi, o prefeito destacou a gravidade da situação e cobrou ações rápidas e eficazes para evitar novos episódios de desabastecimento prolongado.
Segundo o prefeito eleito Mauricio, “é fundamental que o município desenvolva uma solução de reserva técnica para garantir o abastecimento de água em casos de falha na estação de tratamento”. Entre as propostas discutidas está a ampliação da capacidade dos reservatórios de água da cidade, para garantir um estoque mínimo que atenda à população em emergências.
A crise hídrica que o município vem enfrentando também revelou a necessidade de diversificar as fontes de abastecimento. Durante a reunião, o prefeito enfatizou a importância de explorar alternativas que reduzam a dependência do Rio do Peixe, especialmente em áreas mais altas da cidade, como os bairros Aparecidinha e Parque Ferruccio, onde os cortes de abastecimento têm sido mais frequentes.
Além das medidas de curto prazo, o prefeito Mauricio solicitou à Secretaria de Governo e Relações Institucionais uma audiência com a SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo) para avaliar a viabilidade e obter uma outorga para perfurar um poço profundo que possa complementar a demanda hídrica do município. O estudo de viabilidade é um processo fundamental para buscar alternativas de obtenção de recursos hídricos. “A sobrevivência e a qualidade de vida da nossa população estão acima de tudo. É essencial que o município conte com fontes de abastecimento resilientes para enfrentar futuros desafios climáticos e operacionais,” destacou o prefeito eleito de Socorro.
Em resposta à demanda, a Diretora de Relações Institucionais da Sabesp, Samanta Souza, informou que as chuvas dos últimos dias afetaram a captação de água na estação de tratamento. “A previsão de normalização é para a noite de hoje. Além das ações operacionais para solução do problema, estamos atendendo os pontos prioritários com caminhão-pipa. Nossa expectativa é de normalização até amanhã.”